segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Trabalhos apresentados na 63ª reunião da SBPC em Goiânia.

Ciências da Saúde/ Saúde Coletiva/ Saúde Pública
Abordagem sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos em saúde: Percepção dos funcionários do Hospital Materno-infantil Esaú Matos em Vitória da Conquista – BA.

Manassés dos Santos SilvaColegiado de Biotecnologia, UFBA –IMS/CAT.
Nicoly Sthephany Cardoso Aragão Colegiado de Nutrição, UFBA – IMS/CAT.
Fabiely Gomes da Silva Colegiado de Farmácia, UFBA – IMS/CAT.
Eliane Mariza Dortas Maffei Depto. de Ciências Naturais, UESB, Vitória da Conquista/BA. Orientadora.
Jaqueline Ferraz Rodrigues Coqueiro Vigilância Sanitária, PMVC.

INTRODUÇÃO
Os resíduos gerados nos serviços de saúde constituem um problema de ordem pública e seu gerenciamento deve ser conduzido de forma adequada, seja pelo seu potencial de contaminação ou pela sua disposição final.  Segundo o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o gerenciamento de resíduos deve ser implantado e implementado em qualquer estabelecimento que preste serviço de atenção à saúde. Desta forma, o Hospital Municipal Materno-Infantil Esaú Matos, por oferecer à população uma ampla variedade de serviços (pronto socorro pediátrico; pronto atendimento em obstetrícia; ambulatório, pré- natal de alto risco; follow up para crianças que obtiveram alta da UTI e planejamento familiar), bem como por ainda não possuir um gerenciamento de resíduos adequado apresenta eminente necessidade de medidas de intervenção. Assim, o estudo em questão tem por objetivo realizar investigações e identificar os principais problemas relacionados aos resíduos sólidos de serviços de saúde do Hospital Municipal Materno-Infantil Esaú Matos, e propor medidas de melhoramento de sua gestão com a finalidade de reduzir os riscos associados.
MÉTODOS
Foram realizadas visitas ao hospital com o objetivo de conhecer o local aonde seria desenvolvida a pesquisa. No segundo momento foi elaborado um questionário com 20 questões voltado para os funcionários de todos os setores do hospital que direta ou indiretamente lidam com a separação, acondicionamento e transporte do lixo hospitalar. As perguntas do questionário abordavam o tema gerenciamento de resíduos sólidos e biossegurança e faziam referência ao trabalho desenvolvido pelos funcionários dentro do hospital. Foram aplicados 21 questionários no período de Janeiro a Fevereiro de 2011 e estes foram avaliados de forma quantitativa e qualitativa, visto que foi solicitada a opinião dos entrevistados a cerca do assunto, e como este deveria ser abordado dentro do ambiente de trabalho. Para a análise qualitativa utilizamos como critérios: a realização de medidas específicas, educação continuada, implantação de comissão de gerenciamento e capacitação/treinamento. 
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resíduos de serviços de saúde são de natureza heterogênea. Portanto, é necessária uma classificação para a segregação destes. Para tanto, se faz necessário aos profissionais que irão manipular os resíduos de saúde desde sua origem até seu destino final que tenham o mínimo de conhecimento sobre o assunto. Na análise do questionário foi possível observar que dos 21 entrevistados 85,71% sabem o que é biossegurança e 71,43% conhece o Plano de Gerenciamento de Resíduos, sendo que destes 57,14% e 42,86% afirmam terem feito algum tipo de treinamento sobre biossegurança e segregação do lixo, respectivamente. No entanto, ao analisar as perguntas especificas do questionário os resultados contrastam com as respostas iniciais dos entrevistados a respeito de seu conhecimento sobre o tema abordado, assim 51,24% não sabem segregar e classificar os resíduos gerados ou não responderam as perguntas. Ao serem questionados sobre alternativas de melhoria do gerenciamento e da biossegurança os entrevistados apontaram a capacitação/treinamento como medida urgente para esclarecer as dúvidas sobre o gerenciamento dos resíduos, sendo a escolha de 40,74% dos funcionários.
CONCLUSÃO
A aplicação dos questionários possibilitou conhecer a real situação do gerenciamento de resíduos no Hospital Materno-Infantil Esaú Matos, bem como o conhecimento de seus funcionários a cerca do tema proposto na pesquisa. Evidenciando, então, a necessidade do desenvolvimento de atividades junto à equipe profissional do hospital para ampliar seus conhecimentos e sanar prováveis dúvidas sobre o gerenciamento de resíduos sólidos em saúde e biossegurança; uma vez que é imprescindível tomar conhecimento da problemática relacionada aos resíduos sólidos, na saúde coletiva e na saúde individual.

Instituição de Fomento:Ministério da Saúde, UFBA, UESB e PMVC
Palavras–chave: Gerenciamento de resíduos,Biossegurança, Hospital



Nenhum comentário:

Postar um comentário