segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Trabalhos apresentados na VII Semana de Biologia da UFBA

PET- Vigilância Em Saúde- Educação Ambiental Para Os Profissionais De Saúde De Vitória Da Conquista-Ba: Gerenciamento De Resíduos Em Foco.

Soares Neto, C. B. ¹; Silva, M.S. ²; Louzado, J.A. ³

1. Colegiado de Ciências Biológicas, Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde.
2. Colegiado de Biotecnologia, Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde.
3. Núcleo Epidemiologia e Saúde Coletiva (NESC), Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde - Docente orientador.

INTRODUÇÃO
A Educação Ambiental é um processo continuo capaz de proporcionar ao ser humano a consciência da sua inserção no meio ambiente, tornando-o assim capaz de agir e solucionar, por meio de valores, habilidades e experiências, os problemas ambientais existentes e futuros. Sendo assim, a educação ambiental para os profissionais de saúde torna-se uma estratégia de caráter constante e atualizado, trazendo assim a temática do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde para o desenvolvimento de práticas saudáveis, mostrando ao indivíduo a sua interdependência com o meio ambiente.
OBJETIVO
Desenvolver uma visão crítica e reflexiva a cerca do processo de gerenciamento de resíduos nos serviços de saúde para os profissionais da área e abordar a temática da  conscientização ambiental.
MATERIAIS E MÉTODOS
O presente trabalho, de caráter qualitativo, desenvolveu-se a partir de um encontro sobre gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, e o mesmo foi realizado durante 3 semanas consecutivas nos meses de Maio a Junho  de 2011 em Vitória da Conquista - BA, com a participação de  aproximadamente 300 profissionais que atuam em unidades de atenção primária e básica de saúde. Utilizaram-se como recursos palestras, dinâmicas em grupos, panfletos e equipamentos audiovisuais.
RESULTADOS
Os participantes elaboraram frases, poemas e cartazes com o tema. Verificou-se a importância dada pelos mesmos a cerca da temática e através de demonstrações orais, alguns mostraram deter algum entendimento sobre gerenciamento de resíduos e percebeu-se também quem muitos deles tiveram o primeiro contato com o assunto.
CONCLUSÃO                                                                                                      
A partir do exposto, verificou-se que os profissionais da área de saúde de Vitória da Conquista, participantes do evento, detém a necessidade de encontros de reciclagem e orientações sobre gerenciamento de resíduos, sendo necessário um processo permanente de educação ambiental.


PALAVRAS–CHAVE: Educação Ambiental, Resíduos, Saúde.







Noções sobre Biossegurança nas atividades diárias dos profissionais do Hospital Municipal Materno-Infantil Esaú Matos em Vitória da Conquista – BA.

Soares Neto, C. B. ¹Silva, M.S. ²; Louzado, J.A. ³

1. Colegiado de Ciências Biológicas, Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde.
2. Colegiado de Biotecnologia, Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde.
3. Núcleo Epidemiologia e Saúde Coletiva (NESC), Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde - Docente orientador.

Introdução
Os profissionais da área da saúde estão constantemente expostos a diversos riscos em seu ambiente de trabalho. Neste contexto, a biossegurança é a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde dos seres vivos e do meio ambiente. Dessa forma, o Hospital Municipal Materno-Infantil Esaú Matos, por oferecer à população uma ampla variedade de serviços, apresenta eminente necessidade de medidas de intervenção em relação à biossegurança de seus profissionais. 
Objetivo
O presente trabalho teve por objetivo: Analisar através de dados quali-quantitativos o conhecimento dos profissionais do Hospital Materno-Infantil Esaú Matos, sobre biossegurança no exercício de suas atividades. 
Materiais e Métodos

Foram realizadas visitas no local de estudo, para posterior desenvolvimento da pesquisa. Logo após foram aplicados questionários contendo 20 questões voltadas para os funcionários que lidam direta ou indiretamente com riscos biológicos, químicos, físicos e radioativos, estes abordavam os temas: gerenciamento de resíduos sólidos e biossegurança. Foram aplicados 21 questionários no período de Janeiro a Fevereiro de 2011 e estes foram agrupados, tabulados e realizadas análises quali-quantitativas. Os critérios qualitativos foram: a realização de medidas específicas, educação continuada, implantação de comissão de gerenciamento e capacitação/treinamento.
Resultados 

Observou-se que dos 21 entrevistados 85,71% têm ciência sobre biossegurança, em contrapartida 57,14% informaram não terem realizado algum tipo de treinamento e/ou capacitação relacionado à biossegurança. 
Conclusões
A partir dos dados analisados, verificou-se no Hospital Materno-Infantil Esaú Matos, o conhecimento de seus funcionários a cerca do tema proposto na pesquisa. Faz-se necessário a implantação de medidas de capacitação sobre biossegurança para sanar prováveis dúvidas uma vez que é imprescindível tomar conhecimento da problemática relacionada para alcançar as boas práticas de segurança no exercício profissional.


Palavras-chave: Segurança individual, Unidade hospitalar, Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário