segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Você já parou para pensar ??? Decomposição dos resíduos!


Trabalhos apresentados na VII Semana de Biologia da UFBA

PET- Vigilância Em Saúde- Educação Ambiental Para Os Profissionais De Saúde De Vitória Da Conquista-Ba: Gerenciamento De Resíduos Em Foco.

Soares Neto, C. B. ¹; Silva, M.S. ²; Louzado, J.A. ³

1. Colegiado de Ciências Biológicas, Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde.
2. Colegiado de Biotecnologia, Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde.
3. Núcleo Epidemiologia e Saúde Coletiva (NESC), Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde - Docente orientador.

INTRODUÇÃO
A Educação Ambiental é um processo continuo capaz de proporcionar ao ser humano a consciência da sua inserção no meio ambiente, tornando-o assim capaz de agir e solucionar, por meio de valores, habilidades e experiências, os problemas ambientais existentes e futuros. Sendo assim, a educação ambiental para os profissionais de saúde torna-se uma estratégia de caráter constante e atualizado, trazendo assim a temática do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde para o desenvolvimento de práticas saudáveis, mostrando ao indivíduo a sua interdependência com o meio ambiente.
OBJETIVO
Desenvolver uma visão crítica e reflexiva a cerca do processo de gerenciamento de resíduos nos serviços de saúde para os profissionais da área e abordar a temática da  conscientização ambiental.
MATERIAIS E MÉTODOS
O presente trabalho, de caráter qualitativo, desenvolveu-se a partir de um encontro sobre gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, e o mesmo foi realizado durante 3 semanas consecutivas nos meses de Maio a Junho  de 2011 em Vitória da Conquista - BA, com a participação de  aproximadamente 300 profissionais que atuam em unidades de atenção primária e básica de saúde. Utilizaram-se como recursos palestras, dinâmicas em grupos, panfletos e equipamentos audiovisuais.
RESULTADOS
Os participantes elaboraram frases, poemas e cartazes com o tema. Verificou-se a importância dada pelos mesmos a cerca da temática e através de demonstrações orais, alguns mostraram deter algum entendimento sobre gerenciamento de resíduos e percebeu-se também quem muitos deles tiveram o primeiro contato com o assunto.
CONCLUSÃO                                                                                                      
A partir do exposto, verificou-se que os profissionais da área de saúde de Vitória da Conquista, participantes do evento, detém a necessidade de encontros de reciclagem e orientações sobre gerenciamento de resíduos, sendo necessário um processo permanente de educação ambiental.


PALAVRAS–CHAVE: Educação Ambiental, Resíduos, Saúde.







Noções sobre Biossegurança nas atividades diárias dos profissionais do Hospital Municipal Materno-Infantil Esaú Matos em Vitória da Conquista – BA.

Soares Neto, C. B. ¹Silva, M.S. ²; Louzado, J.A. ³

1. Colegiado de Ciências Biológicas, Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde.
2. Colegiado de Biotecnologia, Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde.
3. Núcleo Epidemiologia e Saúde Coletiva (NESC), Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde - Docente orientador.

Introdução
Os profissionais da área da saúde estão constantemente expostos a diversos riscos em seu ambiente de trabalho. Neste contexto, a biossegurança é a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde dos seres vivos e do meio ambiente. Dessa forma, o Hospital Municipal Materno-Infantil Esaú Matos, por oferecer à população uma ampla variedade de serviços, apresenta eminente necessidade de medidas de intervenção em relação à biossegurança de seus profissionais. 
Objetivo
O presente trabalho teve por objetivo: Analisar através de dados quali-quantitativos o conhecimento dos profissionais do Hospital Materno-Infantil Esaú Matos, sobre biossegurança no exercício de suas atividades. 
Materiais e Métodos

Foram realizadas visitas no local de estudo, para posterior desenvolvimento da pesquisa. Logo após foram aplicados questionários contendo 20 questões voltadas para os funcionários que lidam direta ou indiretamente com riscos biológicos, químicos, físicos e radioativos, estes abordavam os temas: gerenciamento de resíduos sólidos e biossegurança. Foram aplicados 21 questionários no período de Janeiro a Fevereiro de 2011 e estes foram agrupados, tabulados e realizadas análises quali-quantitativas. Os critérios qualitativos foram: a realização de medidas específicas, educação continuada, implantação de comissão de gerenciamento e capacitação/treinamento.
Resultados 

Observou-se que dos 21 entrevistados 85,71% têm ciência sobre biossegurança, em contrapartida 57,14% informaram não terem realizado algum tipo de treinamento e/ou capacitação relacionado à biossegurança. 
Conclusões
A partir dos dados analisados, verificou-se no Hospital Materno-Infantil Esaú Matos, o conhecimento de seus funcionários a cerca do tema proposto na pesquisa. Faz-se necessário a implantação de medidas de capacitação sobre biossegurança para sanar prováveis dúvidas uma vez que é imprescindível tomar conhecimento da problemática relacionada para alcançar as boas práticas de segurança no exercício profissional.


Palavras-chave: Segurança individual, Unidade hospitalar, Saúde.

Trabalhos apresentados na 63ª reunião da SBPC em Goiânia.

Ciências da Saúde/ Saúde Coletiva/ Saúde Pública
Abordagem sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos em saúde: Percepção dos funcionários do Hospital Materno-infantil Esaú Matos em Vitória da Conquista – BA.

Manassés dos Santos SilvaColegiado de Biotecnologia, UFBA –IMS/CAT.
Nicoly Sthephany Cardoso Aragão Colegiado de Nutrição, UFBA – IMS/CAT.
Fabiely Gomes da Silva Colegiado de Farmácia, UFBA – IMS/CAT.
Eliane Mariza Dortas Maffei Depto. de Ciências Naturais, UESB, Vitória da Conquista/BA. Orientadora.
Jaqueline Ferraz Rodrigues Coqueiro Vigilância Sanitária, PMVC.

INTRODUÇÃO
Os resíduos gerados nos serviços de saúde constituem um problema de ordem pública e seu gerenciamento deve ser conduzido de forma adequada, seja pelo seu potencial de contaminação ou pela sua disposição final.  Segundo o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o gerenciamento de resíduos deve ser implantado e implementado em qualquer estabelecimento que preste serviço de atenção à saúde. Desta forma, o Hospital Municipal Materno-Infantil Esaú Matos, por oferecer à população uma ampla variedade de serviços (pronto socorro pediátrico; pronto atendimento em obstetrícia; ambulatório, pré- natal de alto risco; follow up para crianças que obtiveram alta da UTI e planejamento familiar), bem como por ainda não possuir um gerenciamento de resíduos adequado apresenta eminente necessidade de medidas de intervenção. Assim, o estudo em questão tem por objetivo realizar investigações e identificar os principais problemas relacionados aos resíduos sólidos de serviços de saúde do Hospital Municipal Materno-Infantil Esaú Matos, e propor medidas de melhoramento de sua gestão com a finalidade de reduzir os riscos associados.
MÉTODOS
Foram realizadas visitas ao hospital com o objetivo de conhecer o local aonde seria desenvolvida a pesquisa. No segundo momento foi elaborado um questionário com 20 questões voltado para os funcionários de todos os setores do hospital que direta ou indiretamente lidam com a separação, acondicionamento e transporte do lixo hospitalar. As perguntas do questionário abordavam o tema gerenciamento de resíduos sólidos e biossegurança e faziam referência ao trabalho desenvolvido pelos funcionários dentro do hospital. Foram aplicados 21 questionários no período de Janeiro a Fevereiro de 2011 e estes foram avaliados de forma quantitativa e qualitativa, visto que foi solicitada a opinião dos entrevistados a cerca do assunto, e como este deveria ser abordado dentro do ambiente de trabalho. Para a análise qualitativa utilizamos como critérios: a realização de medidas específicas, educação continuada, implantação de comissão de gerenciamento e capacitação/treinamento. 
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resíduos de serviços de saúde são de natureza heterogênea. Portanto, é necessária uma classificação para a segregação destes. Para tanto, se faz necessário aos profissionais que irão manipular os resíduos de saúde desde sua origem até seu destino final que tenham o mínimo de conhecimento sobre o assunto. Na análise do questionário foi possível observar que dos 21 entrevistados 85,71% sabem o que é biossegurança e 71,43% conhece o Plano de Gerenciamento de Resíduos, sendo que destes 57,14% e 42,86% afirmam terem feito algum tipo de treinamento sobre biossegurança e segregação do lixo, respectivamente. No entanto, ao analisar as perguntas especificas do questionário os resultados contrastam com as respostas iniciais dos entrevistados a respeito de seu conhecimento sobre o tema abordado, assim 51,24% não sabem segregar e classificar os resíduos gerados ou não responderam as perguntas. Ao serem questionados sobre alternativas de melhoria do gerenciamento e da biossegurança os entrevistados apontaram a capacitação/treinamento como medida urgente para esclarecer as dúvidas sobre o gerenciamento dos resíduos, sendo a escolha de 40,74% dos funcionários.
CONCLUSÃO
A aplicação dos questionários possibilitou conhecer a real situação do gerenciamento de resíduos no Hospital Materno-Infantil Esaú Matos, bem como o conhecimento de seus funcionários a cerca do tema proposto na pesquisa. Evidenciando, então, a necessidade do desenvolvimento de atividades junto à equipe profissional do hospital para ampliar seus conhecimentos e sanar prováveis dúvidas sobre o gerenciamento de resíduos sólidos em saúde e biossegurança; uma vez que é imprescindível tomar conhecimento da problemática relacionada aos resíduos sólidos, na saúde coletiva e na saúde individual.

Instituição de Fomento:Ministério da Saúde, UFBA, UESB e PMVC
Palavras–chave: Gerenciamento de resíduos,Biossegurança, Hospital



5º Congresso de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Bahia


O projeto “5º Congresso de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Bahia” com eixo temático “Garantia Ambiental” vem dando continuidade ao projeto iniciado em março de 2007, com o 1º Congresso de Meio Ambiente realizado nas datas de 23 e 24 de setembro, com eixo temático “Aquecimento Global” e o 2º Congresso de Meio Ambiente realizado nas datas de 09 e 10 de agosto de 2008, com eixo temático “Educação Ambiental e Políticas Públicas”, o 3º Congresso de Meio Ambiente realizado nas datas de 04 e 05 de julho de 2009, com eixo temático “Saúde Ambiental”...

Centro de Convenções - Salvador-BA
Dias 15 e 16 de Outubro de 2011



Maiores informações http://www.ambientegaia.com.br/hotsite/index.php

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Comunicado

Em breve divulgaremos no blog os trabalhos que foram apresentados nos congressos e eventos!




PET-Saúde.

Integrantes do PET - Vigilância em Saúde tem mais dois trabalhos aceitos para apresentação na VII Semana de Biologia da UFBA.

Com bases em estudos e resultados, acerca das pesquisas do projeto do PET , os integrantes elaboraram mais dois trabalhos e os mesmos foram aceitos para apresentação  na VII Semana de Biologia da UFBA, que acontecerá de 29 de Agosto a 02 de Setembro de 2011 na Universidade Federal da Bahia-UFBA, em Salvador (BA).

Maiores informações sobe o evento clique aqui .

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PET Vigilância em saúde - UFBA, UESB e PMVC recebe mais uma linha de pesquisa

O PET Vigilância em saúde é beneficiado com mais uma linha de pesquisa, englobando  a UFBA , a UESB e a PMVC.

A área de pesquisa  da nova Linha 03 é:

"Famílias com histórico de sífilis na gestação: monitoramento e percepção masculina quanto aos entraves para diagnóstico e tratamento."

O grupo de pesquisadores é formado por :

1 Tutor
2 Preceptores
8 Discentes Bolsistas
2 Discentes Voluntários

Se liga !!!!

7ª Conferência Muncicipal de Saúde


Para ouvir os diversos segmentos da sociedade que fazem parte do Conselho Municipal de Saúde e debater propostas de políticas públicas para a saúde da cidade que serão apresentadas na 7ª Conferência Municipal de Saúde, começarão na próxima sexta-feira, 1º de Julho, as pré-conferências. As reuniões irão ocorrer em vários locais de Vitória da Conquista durante todo mês de julho.

A 7ª Conferência Municipal de Saúde é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Saúde, e acontece nos dias 11 e 12 de agosto com o tema “Todos usam o SUS!”.


Não deixe de participar!

   www.pmvc.ba.gov.br

Nova etapa do PET - VISA

Nesse segundo ano da linha 2 de pesquisa do PET - VISA os integrantes darão continuidade ao projeto iniciando o levantamento fotográfico e de dados acerca dos resíduos sólidos presentes na reserva florestal do Poço Escuro situado no Município de Vitoria da Conquista, BA e iniciarão também maiores vivências nas Unidades de Saúde da Urbis V, Nelson Barros, Hugo de Castro, além do  Hospital Esaú Matos e do Laboratório central.

Tais atividades nesses estabelecimentos de saúde iniciarão em Setembro de 2011, durante um período de  1 a 2 meses em cada local onde será realizado e desenvolvido salas de espera, capacitação, oficinas nas unidades entre outros.

Visita do Ministério da Saúde - Seminário Pró-Saúde PET-Saúde

Foi realizado entre os dia 03 e 05 de Agosto de 2011 a visita do Ministério da Saúde-Seminário Pró-Saúde- PET, com a presença da  Comissão Assessora do Ministério da Saúde para avaliação do Pró-Saúde e PET-Saúde.
Programação realizada:


Local- Auditório da Escola de Formação em Saúde da Família

Quinta-feira (05/08/2011)
8:00-8:30- Solenidade de Abertura (Comissão Assessora do Ministério da Saúde, Secretária de Saúde, Diretor do IMS, Diretor do DCN, Coordenador do Pró-Saúde, Coordenador do PET-Saúde da Família, Coordenador do PET-Vigilância)
8:30-9:00h- Apresentação das ações do DEGES/SGETES – Comissão Assessora Ministério da Saúde
9:00- 9:10h- Debate
9:10-9:40h- Mesa Temática- Integração Ensino-Serviço: visão dos gestores (Secretária Municipal de Saúde; Diretor do IMS-UFBA; Diretor do DCN)
9:40- 10:10h- Mesa Temática- Apresentação dos Projetos Pró-Saúde; PET-Saúde da Família; PET-Vigilância em Saúde
10:10-10:20h- Intervalo Cultural
10:20-12:00h- Apresentação de profissionais e estudantes das experiências dos PET-Saúde da Família e PET-Vigilância em Saúde


Ordem das Apresentações (10 minutos/Grupo PET)

PET-Vigilância em Saúde
· Linha 1- Violência Doméstica e Sexual
· Linha2- Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde

PET-Saúde da Família
· Bruno Bacelar
· CSU
· Jardim Valéria
· Nelson Barros
· Nestor Guimarães
· Pedrinhas
· Urbis V
12:00- 12:30h- Debate e considerações da Comissão Assessora
Visita às Unidades de Saúde da Família
Programação da Tarde
14:00 às 17:00h
Saída 13:45- Escola de Formação em Saúde da Família


USF URBIS V
USF Nelson Barros
USF Bruno Bacelar
USF Pedrinhas

PET Vigilância em saúde abre seleção para novos integrantes e a nossa linha 2 de pesquisa tem 2 novos pesquisadores.

 A Coordenação do Programa de Educação pelo Trabalho área de Vigilância em Saúde (PET-Saúde/Vigilância em Saúde) do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS/UFBA) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) tornou pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo de Alunos Bolsistas e Voluntários que participarão do PET-Saúde/Vigilância em Saúde – Anos letivos 2011 e 2012, conforme Edital nº 07 de 03 de março de 2010 do Ministério da Saúde.




E para a linha 2 de pesquisa selecionou 2 novos pesquisadores voluntários:



  •  André Souza Suzart - Nutrição (UFBA)
  •  Mariana Teixeira Rebouças - Biotecnologia (UFBA) 


Integrantes do PET - Vigilância em Saúde apresentam resumos 63ª reunião da SBPC em Goiânia.


A partir dos dados obtidos durantes as pesquisas do PET,  pode-se elaborar resumos acadêmicos e os mesmos foram aceitos e  apresentados como pôsteres na 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, que ocorreu de 10 a 15 de julho de 2011, na Universidade Federal de Goiás - UFG, em Goiânia/GO. 

Temáticas abordadas nas apresentações, seguida de seu autor-apresentador :


  • “Estudo dos Riscos Biológicos e Situação do Gerenciamento de Resíduos Sólidos Gerados pelos Serviços de Saúde em Vitória da Conquista – BA”- Camilo Viana;
  • “PET Vigilância em Saúde – Análise do Gerenciamento de Resíduos Sólidos na cidade de Vitória da Conquista” - João Rebouças;
  • “Abordagem sobre o Gerenciamento dos Resíduos Sólidos em Saúde: percepção dos funcionários do Hospital Materno-infantil Esaú Matos em Vitória da Conquista – BA” - Manassés Silva.






A partir de Outubro de 2011, os resumos dos trabalhos apresentados na sessão de pôsteres serão publicados no livro eletrônico da 63ª Reunião Anual da SBPC  no site da SBPC (www.sbpcnet.org.br - menu Publicações ou link no direto: www.sbpcnet.org.br/livro/63ra).

Constará o ISSN nº 2176-1221 nesta publicação.

Projeto PET - VISA proporciona um evento para a população profissional da área da saúde de Vitória da Conquista abordando informações e esclarecimentos acerca do GRS.

 Nesse primeiro semestre de 2011 foi realizado um encontro para os profissionais da área da saúde com o tema, “I Encontro do PET-SAÚDE/Vigilância sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos nos Serviços de Saúde”, realizado nos dias 30 de Maio, 03 e 10 de Junho de 2011 com o principal objetivo de esclarecer aos profissionais e propor uma capitação sobre o gerenciamento de resíduos de saúde e consciência ambiental.



O evento atingiu um público de aproximadamente 300 pessoas com diversas atividades dentre elas palestras realizadas pelos discentes do PET e docentes da área de Saúde que foram convidados para abordar suas experiências na área da biossegurança e gerenciamento de resíduos de saúde, além de material fornecido para as pessoas a cerca do tema abordado para esclarecer a importância da biossegurança no gerenciamento de resíduos.



Os participantes elaboraram frases, poemas e cartazes em grupo abordando o tema da consciência ambiental acerca do dos resíduos: 
  • " O bom gerenciamento de resíduos HOJE preserva a voda do planeta. Não jogue nosso futuro no lixo. Recicle!"
  • " Consciência é preciso!"
  • " Tenha consciência, substitua a poluição antes que ela substitua você!"
  • " Meio Ambiente:

Para coleta seletiva todos podem ajudar,

 com a mente bem ativa para saber ( bem ) separar. 
No ambiente de trabalho temos que colaborar
usando sempre os EPIs para não contaminar.
Com o meio ambiente devemos nos preocupar, 
devemos ser conscientes e o lixo separar. 
Cada dia em Conquista devemos nos vigiar, 
no nosso ponto de vista para o mundo melhorar." 

  • Consciência e preservação:

Como aproveitar e não desperdiçar?

O mundo precisa de consciência.
Nossas mentes pensantes
São aliviadas de nossas mãos incansáveis
Com bom senso e boa vontade
Iremos juntos em busca do melhor para o mundo
Em nosso caminho estão palavras fortes como:
Natureza, agressão , proteção
Cuidados, globalização, efeito estufa
Isso não passaria de palavras e 
Assim estamos aqui.

Estudando , aprendendo, repassando conhecimento

Preocupados com nossas vidas e 
Repassando o futuro das próximas gerações
E assim vamos seguindo
Voando cada vez mais alto
Em busca de qualidade de vida e preservação
Nosso lixo , reciclagem
Cuidado de resíduos
Ame a si mesmo, seu mundo e o futuro
O planeta clama por nós.

Dr. Beslie Gonçalves Arruda e equipe.




Verificou-se a importância dada pelos mesmos a cerca da temática e através de demonstrações orais, alguns mostraram deter algum entendimento sobre gerenciamento de resíduos e percebeu-se também quem muitos deles tiveram o primeiro contato com o assunto. 


 >>>  Para os participantes que não pegaram os seus certificados, entrem em contato:
e-mail: petvigilancia@gmail.com 
(0xx77) 88341377